Wednesday, February 23, 2011

Ronald (da Gaita) Silva (1940-2008)

Ronald Silva (Curitiba, 27 de março de 1940 — Curitiba, 5 de junho de 2008)

(English version will soon be available, for now, just wacth the video below with Ronald Silva, Brazil's best harmonica player!!)

Este post é uma homenagem ao grande harmonicista Curitibano Ronald Silva, o Ronald da Gaita.
Ele foi um dos fundadores da Orquestra Harmônicas de Curitiba, orquestra pioneira na promoção do instrumento, tendo posteriormente se empenhado na divulgação de um novo grupo, a Troupe da Gaita. Começou a tocar gaita muito cedo, sozinho, escutando a discos de um artista proeminente na época, o famoso Edu da Gaita.
Meu contato com o Ronald aconteceu em no ano 2000 e desde o primeiro momento ficamos muito amigos. Através dele conheci o Concerto para Harmonica de Radamés Gnatalli, uma das grandes obras escritas para o instrumento. Foi uma história bem curiosa:A partitura simplesmente não existia, estava desaparecida, e por insistência e perseverança do Ronald, foi reconstituída a partir de uma gravação e um esboço para piano. O trabalho foi realizado pelo maestro Lutero Rodrigues, então regente da Orquestra de Câmara de Curitiba.
Posteriormente, acabei realizando mais uma revisão na Partitura, procurando melhorar ainda mais a reconstituição.
Esse trabalho me aproximou muito do Ronald e aí eu pude perceber toda a dimensão de sua genialidade.Ele foi consultor da Fábrica de Gaitas Hering, em Blumenau, e além do trabalho de controle de qualidade e desenvolvimento de instrumentos, usava os recursos da fábrica para experimentar e construir seus próprios instrumentos. Me lembro dele dizer:
- O Radamés (Gnatalli) e o Edu (harmonicista para quem o concerto foi escrito) não tinham acesso a um instrumento poderoso e versátil como esse. Certamente se eles tivessem, usariam esse ou aquele recurso, o que engrandeceria a obra de forma espetacular.(...)
E ele usava e abusava do instrumento, ao ponto de tocar como ninguém tinha visto até então.

O Ronald foi o primeiro grande músico com o qual eu trabalhei. Completamente autodidata, ele sabia instintivamente e naturalmente tudo o que a maioria demorava anos para entender nos conservatórios.
Muitas vezes escutei ele tocar passagens com um domínio técnico, beleza, sensibilidade e bom gosto espetaculares, frases musicais que me deixavam de queixo caído.
- Como é que você tocou desse jeito, Ronald, onde aprendeu isso?
- Não sei... somente sinto e acho que fica bonito assim. - respondia ele.

Ele tinha uma fascinação pelo canto dos pássaros. Hoje acredito que seu nível de observação e sintonia era tal, que ele vibrava na freqüência do canto das aves, reproduzinto essa vibração através de seu refinado toque no instrumento.

Infelizmente, meu amigo nos deixou no dia 05 de junho de 2008, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia pulmonar. Eu sequer sabia que ele estava doente, e me encontrava em viagem de trabalho quando soube de seu falecimento.Fiquei muito triste de não ter conseguido nem vê-lo no hospital e nem prestar minhas condolências à família.
Existem pessoas das quais a saudade dói.
O Ronald  faz muita falta.

Quero, então prestar essa homenagem através de um trabalho que fizemos juntos. Em meu (super) início de carreira como regente, 05 de maio de 2000 dirigi o Ronald no concerto de Radamés Gnatalli. 
Infelizmente não foi filmado, porém temos o registro sonoro. Peço desculpas antecipadas pela qualidade, a orquestra também recém iniciava seus trabalhos. Felizmente temos esse registro da extrema musicalidade do Ronald, ilustrada por uma série de fotos, algumas retiradas da internet, outras de meu acervo pessoal.

Te amo muito, meu amigo, obrigado por ter passado pela minha vida,e  espero que nos reencontremos um dia para tocarmos novamente esse e muitos outros concertos.

Radamés Gnatalli - Concerto para Harmonia e Orquestra - III Mov.

Orquestra do Teatro Carlos Gomes de Blumenau
Ronald (da Gaita) Silva, Harmonica
Daniel Bortholossi, Reg.

Uma pequena observação - Essa é uma orquestra sinfônica de 50 músicos, e a Harmonica é um instrumento que cabe na palma da mão.-



Daniel Bortholossi, 22 de fevereiro de 2011 




1 comment:

  1. Olá tudo bem? a Orquestra Harmonica de Curitiba ainda se apresenta? onde posso encontrar informações de vocês? tem Facebook? abraços!

    ReplyDelete